Uma publicação feita no início da manhã de ontem causou indignação e discussão nas redes sociais. A página “Destruição de Árvores em Ourinhos” divulgou fotos das árvores erradicadas pela Prefeitura ao longo da ciclovia que margeia o campo Miguel Cury, na rua João Moya Flores, na Nova Ourinhos.
A psicóloga Simone Batisttetti escreveu que foi doloroso ver a cena. “Árvores adultas e fornecedoras de sombra serem exterminadas em série e sem piedade, sendo trocadas por mudas de arbustos”. Márcia Nakaiama mora defronte a rua e disse ter tido vontade de chorar quando viu a cena. “Plantaram outras, mas até crescer vão uns 10 anos. Judiação”. Daniela Maitan Sanches também lamentou: “Caminhava ali porque tinha uma boa sombra, ar puro”.
O Jornal Biz perguntou ao secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Amorozini, o motivo para o corte das árvores. “Infelizmente todas aquelas árvores estavam comprometidas: cupins, podre e com muito risco de queda. Não havia outra coisa a fazer”, explicou. O secretário enviou fotos que comprovam que algumas árvores estavam infestadas pelo inseto. No total foram erradicadas 17 árvores, na maioria sibipirunas.
Maurício disse que a Prefeitura já plantou 80 árvores no local, sendo espécies de pequeno porte do lado da fiação elétrica, como resedá, escova-de-garrafa, magnólia e manacá da serra, e de médio porte do outro lado da rua. “Tem jacarandá, oiti, pata-de-vaca e ipê”, concluiu.
ESTEJA SEMPRE BEM INFORMADO! Envie “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz