Curta o JornalBiz no Facebook Instagram YouTube
por Bernardo Fellipe Seixas
Eleição da Mesa Diretora revela Legislativo fragmentado e potencial oposição ao Executivo nos próximos anos.
Os novos vereadores de Ourinhos tomaram posse na última quarta-feira (1º) e, já no primeiro ato, elegeram a Mesa Diretora que comandará o Legislativo municipal durante o biênio 2025-2026. Cícero Investigador (Republicanos) assumiu a presidência, acompanhado por Santiago (Cidadania) como vice-presidente, Anísio Felicetti (PSB) na 1ª Secretaria, Sargento Sérgio (MDB) na 2ª Secretaria e Eder Mota (PSD) na 3ª Secretaria.
A configuração da Mesa reflete um Legislativo predominantemente composto por vereadores que integraram a coligação de Caio Lima (PSD), derrotada nas eleições municipais. Dos 15 parlamentares eleitos, apenas seis pertencem ao grupo político do prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos), o que pode sinalizar uma Câmara menos alinhada ao Executivo.
Durante os oito anos de mandato do ex-prefeito Lucas Pocay (2017-2020 e 2021-2024), a Câmara atuou majoritariamente de forma subserviente, aprovando praticamente todas as propostas enviadas pelo Executivo sem grandes embates. Não por acaso, a Câmara ganhou o apelido de “Casa do Parabéns”, onde os vereadores usavam a tribuna sistematicamente para desfilar elogios vazios ao então gestor.
Nos últimos 30 anos o relacionamento entre Prefeitura e Câmara Municipal tem sido marcado por indicações de cargos comissionados, e mais recentemente até pela influência de vereadores em contratos com empresas terceirizadas, o que consequentemente dilui a oposição.
Ex-vereador, Guilherme Gonçalves foi eleito prefeito com a promessa de romper com essas práticas, defendendo uma administração mais transparente e uma relação institucional mais ética com a Câmara. A composição atual, no entanto, indica que o prefeito enfrentará desafios significativos para aprovar projetos estratégicos sem negociações políticas bem articuladas.
A nova legislatura está apenas começando, mas as primeiras movimentações sugerem que Guilherme terá de equilibrar habilidade política e firmeza para evitar que seu governo seja travado por um Legislativo combatente e, possivelmente, opositor.
Composição da 19ª Legislatura e Mesa Diretora (2025-2026):
Presidente: Cícero Investigador (Republicanos)
Vice-presidente: Santiago (Cidadania)
1º Secretário: Anísio Felicetti (PSB)
2º Secretário: Sargento Sérgio (MDB)
3º Secretário: Eder Mota (PSB)
Demais vereadores: Alexandre Enfermeiro (PSD), Borjão (PSD), Celinho Cabeleireiro (Podemos), Ederson Kita (MDB), Fernando Furna (MDB), Gil Carvalho (PL), João Gonçalves (PP), Raquel Spada (PSD), Vadinho (Podemos), Wesley Carlos (Republicanos).
O cenário político está posto. Resta saber se a promessa de uma nova forma de governar conseguirá superar os velhos vícios da política local.
CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz