Thiago Briganó e a vocação para fazer política

O prefeito corinthiano ostenta em seu gabinete uma camisa com autógrafos de vários jogadores do time do coração.

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz

Fala, prefeito!‘ é uma série de reportagens do Jornal Biz baseada em entrevistas com os prefeitos da região. Foram convidados os governantes de Canitar, Chavantes, Ibirarema, Ipaussu, Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Salto Grande e São Pedro do Turvo.

Uma cidade que percebeu no turismo um caminho para o futuro. Assim é Ibirarema, cidade com nome de árvore (do tupi-guarani, pau d´alho). O pequeno povoado nasceu no início dos anos 1900 às margens de um riacho onde abundava esse tipo de árvore, o que acabou dando nome ao local. Como outras cidades da região, Ibirarema cresceu em torno da Estrada de Ferro Sorocabana.

Ibirarema Turística: Prefeitura tem investido na realização de eventos para reforçar o perfil turístico de Ibirarema.

Com uma área pequena e sem atrativos naturais, a cidade aposta no turismo de eventos para se desenvolver nos próximos anos. “Santa Cruz tem empresas grandes, Assis e Ourinhos se destacam na prestação de serviços. Estamos investindo na área cultural, em eventos como o Rodeio, carnaval, festas natalinas e em projetos de música e dança. Já conseguimos o título de Município de Interesse Turístico (MIT) através do Ministério do Turismo”, explicou Thiago Antonio Briganó (PSDB), prefeito pelo segundo mandato e que já foi até DJ. Hoje trabalha para que a cidade possa ter uma arena multiuso, o que deverá atrair grandes shows.




Na festa da virada de ano de 2018, na praça de Ibirarema, Thiago aproveitou para lembrar dos tempos de DJ. | Foto: arquivo pessoal

Vereador durante dois mandatos, Briganó acredita que “a gente já nasce político”. Nos tempos de escola, foi presidente de Centro Estudantil e participou de Diretório Acadêmico. “Sempre gostei de discutir problemas coletivos”, revela. Depois de eleito vereador, dividiu suas atividades na Câmara com o prazer de ser DJ, animando festas. E assim foi aumentando sua rede de contatos, o que lhe garantiu vencer as prévias do partido e ser indicado como candidato a prefeito da cidade.

Carreata da campanha eleitoral de 2012, com a companhia do vice-prefeito e do deputado Mauro Bragato. | Foto: arquivo pessoal

Diferente de outras cidades da região, em Ibirarema a escolha do candidato foi feita por consenso, dentro dos partidos. Nada de caciques políticos indicados por famílias. O resultado da eleição mostrou que o grupo estava certo. Thiago venceu a eleição em 2012 com 64% dos votos válidos, e foi reeleito quatro anos depois alcançando 66%.




Ele se lembra das dificuldades dos primeiros anos, quando então a atividade de DJ já  havia ficado na lembrança: “Tínhamos 9 milhões de dívidas num orçamento de 16 milhões. As ruas estavam esburacadas. A frota era de 44 veículos, sendo que 30 estavam no conserto. Veículos sem porta, ambulância amarrada com arame…era um show de horrores. Tínhamos 8 mil habitantes, e só um Pronto Atendimento. Não tinha unidades de Atenção Básica, foi um período muito difícil”.




Além dessas dificuldades, duas usinas de açúcar da cidade deixaram de funcionar, deixando muita gente desempregada. Briganó então criou alguns projetos emergenciais como frentes de trabalho, para minimizar o problema social, e tratou de “apertar o cinto” com as contas públicas. Um desses projetos acabou contribuindo para a imagem turística que a cidade hoje almeja. É uma iniciativa voltada para mulheres, que frequentam cursos gratuitos e em contrapartida ajudam na limpeza da cidade, recebendo uma ajuda de custo de meio salário mínimo. “O curso ajuda na auto estima: aprendem a cuidar de cabelo, maquiagem, manicure… e acabam conhecendo uma profissão. Algumas já estão ganhando dinheiro com isso. A gente não vê um papel na rua”, conta o prefeito, orgulhoso. Segundo ele, já passaram pelo curso umas 2 mil mulheres, e elas levam esse conceito para casa, acabam ensinando a família e hoje as pessoas têm mais cuidado com a limpeza da cidade em geral.

Frente de Trabalho Municipal: um orgulho para Ibirarema. | Foto: Prefeitura Municipal

A limpeza que chama a atenção dos visitantes, também é consequência de outra iniciativa importante, que deveria ser seguida por Ourinhos: A Prefeitura recebeu em doação um caminhão e 60 caçambas do governo do Estado, através do Programa Verde Azul, concedido a municípios que “fazem a lição de casa” na área do meio ambiente. O resultado é que não existe entulho jogado em terrenos baldios ou calçadas. “Quem precisa de uma caçamba é só ligar para a Prefeitura e em poucas horas estará na frente da casa, de graça”.




“Quem não gosta de andar pela cidade e ver que ela está limpa e bem cuidada?”, diz Thiago. | Foto: arquivo pessoal

Com a cidade limpinha, o trabalho de recape, realizado em toda a cidade, foi valorizado. Ibirarema não tem mais nenhuma rua esburacada. No natal os enfeites da praça trouxeram pessoas de toda a região, comprovando que o investimento em turismo dá retorno para a cidade.

“Estamos engatinhando perto dos gigantes neste segmento no Brasil, mas o Natal em Ibirarema se tornou uma atividade altamente rentável para a cidade”, publicou Thiago em uma rede social. | Foto: arquivo pessoal

Mas Thiago tem planos para o último ano de governo: “Entregar o Distrito Industrial e as 91 casas populares construídas pelo “Programa Minha casa, minha vida”, continuar o trabalho iniciado nas áreas da saúde, educação, segurança e cultura”.




O prefeito que gosta de política não pode ser candidato nas próximas eleições, pois já foi reeleito. Ele acredita que existem novas lideranças, e o nome do candidato deverá ser escolhido em consenso no grupo político, como tem acontecido em Ibirarema nos últimos anos. “Vou continuar na política e me dedicar mais à família. Sei que é preciso uma boa liderança para dar continuidade aos projetos”.

Thiago com a filha Cecília e a esposa Edlaine. | Foto: arquivo pessoal
Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

QUER ESTAR SEMPRE BEM INFORMADO? Envie uma mensagem do seu WhatsApp para (14)99888-6911, com nome+bairro+cidade e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz