Ruas enfeitadas lembraram o feriado de Corpus Christi

0
194
Foto CLAUDIO RODRIGUES

A festa de Corpus Christi foi comemorada na região com missa e procissão. É a data marcada pela realização de enfeites nas ruas, e em Ourinhos frequentadores da Catedral do Senhor Bom Jesus, Igreja Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado e Paróquia São João Batista mantiveram a tradição.

Rua Conselheiro Dantas, em Santa Cruz do Rio Pardo

Em Santa Cruz do Rio Pardo os católicos enfeitaram vários quarteirões próximos à Igreja de São Benedito, trabalhando desde a manhã.

Rua Gastão Vidigal enfeitada pela comunidade da igreja N. Sra. Vagão Queimado. | Foto: Claudio Rodrigues |
Calçada da rua Arlindo Luz, centro de Ourinhos.

Para a comunidade católica, a missa de Corpus Christi rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo. O sacerdote caminha por cima dos tapetes, segurando o ostensório (uma peça de ourivesaria esculpida, que expõe a hóstia consagrada, numa manifestação artística da transformação da hóstia em corpo de Cristo). Os enfeites são uma recepção a Jesus, que desta forma volta a passar pelas ruas enfeitadas. A festa teve origem no século XVIII.

Comunidade da Paróquia São João Batista enfeitou ruas do jardim Flamboyant, em Ourinhos.

Tanto em Ourinhos como em Santa Cruz já há alguns anos os enfeites são realizados utilizando também tapetes coloridos, que são guardados e reaproveitados no ano seguinte. Mas a comunidade católica da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado optou pela fórmula tradicional, que envolveu o trabalho de dezenas de fiéis. Grupos de jovens e adultos tingiram pó de serra, encaparam tampinhas de garrafas, planejando os desenhos que foram estampados nas ruas. Roupas e calçados usados que depois foram doados também foram utilizados na decoração, formando motivos religiosos.

Mais fotos em https://www.facebook.com/pages/Igreja-Nossa-Senhora-Do-Vag%C3%A3o-Queimado/165151587001714

Curta nossa página no Face www.facebook.com/jornalbiz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here