As ruas enfeitadas para o feriado de Corpus Christi

Foto CLAUDIO RODRIGUES

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter



Conteúdo publicado em 16/06/2017 | por Bernardo Fellipe Seixas

A festa de Corpus Christi foi comemorada na região com missa e procissão. É a data marcada pela realização de enfeites nas ruas, e em Ourinhos frequentadores da Catedral do Senhor Bom Jesus, Igreja Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado e Paróquia São João Batista mantiveram a tradição.

Rua Conselheiro Dantas, em Santa Cruz do Rio Pardo

Em Santa Cruz do Rio Pardo os católicos enfeitaram vários quarteirões próximos à Igreja de São Benedito, trabalhando desde a manhã.

Rua Gastão Vidigal enfeitada pela comunidade da igreja N. Sra. Vagão Queimado. | Foto: Claudio Rodrigues |
Calçada da rua Arlindo Luz, centro de Ourinhos.

Para a comunidade católica, a missa de Corpus Christi rememora a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da terra prometida e a adoração ao Santíssimo Corpo de Cristo. O sacerdote caminha por cima dos tapetes, segurando o ostensório (uma peça de ourivesaria esculpida, que expõe a hóstia consagrada, numa manifestação artística da transformação da hóstia em corpo de Cristo). Os enfeites são uma recepção a Jesus, que desta forma volta a passar pelas ruas enfeitadas. A festa teve origem no século XVIII.

Comunidade da Paróquia São João Batista pintou ruas do jardim Flamboyant, em Ourinhos.

Corpus Christi: rua pintada no Jardim Flamboyant, em Ourinhos

Tanto em Ourinhos como em Santa Cruz já há alguns anos os enfeites são realizados utilizando também tapetes coloridos, que são guardados e reaproveitados no ano seguinte. Mas a comunidade católica da Igreja Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado optou pela fórmula tradicional, que envolveu o trabalho de dezenas de fiéis. Grupos de jovens e adultos tingiram pó de serra, encaparam tampinhas de garrafas, planejando os desenhos que foram estampados nas ruas. Roupas e calçados usados que depois foram doados também foram utilizados na decoração, formando motivos religiosos.

CONTINUE SEMPRE BEM INFORMADO! Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + seu nome” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.


Warning: A non-numeric value encountered in /home/u559827425/domains/jornalbiz.com/public_html/wp-content/themes/Newspaper 7/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009