Bar do Zé Neto: Histórias de vida e de um bairro

0
615

Quem passa pela avenida Domingos Camerlingo Caló e vê o estabelecimento sempre aberto não imagina que, mesmo quando as portas estão fechadas, Zé Neto pode estar ali. Ele mora no andar superior do bar.

#roteirobiz

Bar do Zé Neto, desde 1973
Proprietário: José Piatto Neto

Seu primeiro bar ficava na antiga rua Paranapanema, que passou a se chamar Padre Rui Cândido da Silva no final da década de 1970. “A rua tinha esse nome porque ia até no rio, acabava na ponte velha. Quando o Padre Rui faleceu, resolveram fazer a homenagem, muito justa a ele. As pessoas mais novas não sabem, mas Padre Rui era um ídolo no bairro, uma pessoa muito querida por todos”, lembra Zé Neto, que tem na ponta da língua a história da Vila Odilon.

Em 1980, Zé Neto concluiu a construção do prédio onde hoje fica o bar. “Primeiro era empório, depois fiz uma cancha de bocha, hoje tem a sinuca”, diz o dono.
Carlos Fantinatti, 73 anos, é amigo do proprietário, e freqüenta o local desde que abriu. “Gosto de sentar na frente do bar, ver o movimento, conversar com o Zé e outros amigos”, diz Carlos, comentando sobre o ex-parceiro de bocha em muitos campeonatos. “O Zé foi ficando ruim e eu troquei de parceiro”, brinca.

Nas paredes do bar, diplomas e fotos antigas.

Numa parede, em meio a fotos antigas da família, o diploma de conclusão do curso primário tem a assinatura do professor Dalton Morato Villas Boas, então Auxiliar de Inspeção de Ourinhos e que dá nome a uma importante escola localizada na avenida Domingos Camerlingo Caló.

Seja para acompanhar uma cerveja ou um refrigerante, Zé Neto prepara porções de frios e serve conservas, salame, azeitonas e salgados fritos e assados aos clientes. Aos sábados e domingos, o forno a gás prepara suculentas costelas e frango assado.

Olho B: além da simpatia e educação refinada, Zé Neto tem uma memória privilegiada. Se precisar de informações históricas da cidade, principalmente da vila Odilon, ele é ótima fonte. 

Roteiro Biz

Onde: Rua Liberdade nº 274 esquina com avenida Domingos Camerlingo Caló. Veja como chegar. Horário de atendimento: todos os dias das 7h às 22h – às vezes até 00h.

Curta o Jornal Biz no Facebook

Veja outras edições do Roteiro Biz e conheça mais bares tradicionais de Ourinhos.