Pegando a freguesia pelo estômago

0
542
Foto: Debruer

“Fiquei uns anos sem trocar o nome por causa da boa fama do bar e dos antigos donos”, diz Carroça, fazendo referência à Malvina Abdo Tanus, a Turca, e familiares que comandaram o bar por mais de 50 anos.

#roteirobiz

BAR DO CARROÇA (antigo Bar da Turca), desde 1954
Proprietário: Jorge Cruz de Melo

Desde 1954 a esquina da rua Paraná com a Benjamin Constant abriga um dos bares mais tradicionais de Ourinhos. Diferente da maioria dos estabelecimentos que começaram como empórios, o Bar da Turca já nasceu como boteco.

O nome faz referência à dona Malvina Abdo Tanus, a matriarca da família que começou e consolidou a boa fama do lugar. No início a clientela era formada em sua maioria por libaneses ou descendentes, e a comida árabe, preparada pelas mãos de dona Malvina, fazia muito sucesso.

Farid, de camisa xadrez, e familiares

Farid Abdo Tanus é filho de Malvina e proprietário de um escritório contábil localizado a poucos metros do bar. Ele conta que além da mãe, o sobrinho Michel também já gerenciou o local. “Com o Michel no comando também foi uma época boa. Ele continuou com a tradição de oferecer os pratos árabes”.

Farid e Eric em suas cadeiras cativas, com inscrições do local na parede.

Farid  tem até um lugar cativo no bar, e seu nome fica marcado com uma inscrição na parede. “Continuo vindo com freqüência porque sou feliz aqui, tenho meus amigos e sou muito bem atendido pelo Carroça”. Outro que também tem lugar reservado no Bar do Carroça é Eric Newlands.

Desde 2012 quem administra o local é Jorge Cruz de Melo, o Carroça, que além da simpatia também agrada os fregueses mostrando seus dotes culinários.

Fátima Tanios, Carroça e Nelson Pereira

“Cada dia um cliente traz uma coisa diferente. Tem quem traga fígado e cebola, e a fritada fica uma maravilha. Outros preferem mandioca e carne de panela, e a “vaca atolada” também faz muito sucesso. Eu preparo tudo enquanto eles jogam uma sinuca, cartas e tomam alguma coisa”, diz.

Mesa de sinuca é bastante concorrida

O fato de pegar os clientes pelo estômago também é apontado por Eric Newlands e Nelson Pereira como motivo do sucesso atual do Bar do Carroça. Eric é fã dos assados, panceta, costela, e tem até uma cadeira cativa no bar. Já Nelson aponta o mocotó como prato preferido. O fato é que o bar mudou de nome, mas a tradição de servir bem continua a mesma.

Olho B: o horário de atendimento é das 8 horas da manhã até “a hora que der”, segundo o proprietário.

Roteiro Biz

Onde: Rua Paraná, 760, esquina com a rua Benjamin Constant. Veja como chegar.

Horário de atendimento: a partir das 8 horas da manhã

Curta o Jornal Biz no Facebook

Veja outras edições do Roteiro Biz e conheça mais bares tradicionais de Ourinhos.