Mulheres se unem e preparam festa para crianças no Jardim Guaporé

Foto: Arquivo pessoal Geovana Garcia

Curta o JornalBiz no Facebook Instagram Twitter YouTube



por Bernardo Fellipe Seixas/Jornal Biz | Publicado em 05/10/2017

Um dos significados da palavra Guaporé, de origem indígena, é “guerreiro”. A palavra explica bem o espírito das mulheres que organizam no Bairro Guaporé, em Ourinhos, o almoço em comemoração ao Dia das Crianças, que vai acontecer no próximo dia 12.

Reunião define prioridades em busca de doações para a festa.

O evento que teve início em 2009 vai acontecer numa rua com nome de escritor, a Graciliano Ramos, em frente à Capela Nossa Senhora de Fátima.




A tradição começou com dona Eva (in memoriam), e continua pelas mãos da neta Adriana Lúcia Assolares da Cruz. A avó realizou a festa em alguns bairros da cidade, escolhendo sempre os mais carentes e com mais crianças. “Ela fez a festa por mais de 30 anos”, conta Adriana. “Não sei se cumpria alguma promessa, mas isso foi um exemplo para mim”.

Em 2016, já antes do meio dia a fila começava a ser formada. | Foto: Arquivo pessoal Geovana Garcia

A primeira festa das crianças foi bem simples, e no cardápio apenas pão com salsicha, bolo e guaraná. Ano após ano, o número de ajudantes cresceu, e agora o Dia das Crianças é comemorado com um almoço com ares de domingo: Macarrão ao molho de frango, arroz branco, arroz temperado, maionese e refrigerante.

Crianças brincam o dia todo na rua Graciliano Ramos. | Foto: Arquivo pessoal Geovana Garcia

A sobremesa é um bolo montado com 24 receitas de pão de ló, com recheio e cobertura que fazem brilhar os olhos das crianças.

No ano passado, bolo foi decorado com imagem de Nossa Senhora. | Foto: Arquivo pessoal Geovana Garcia

Muito antes da festa, a correria é grande. Ana Paula Garcia é comadre de Adriana, e a responsável por levar ofícios para as empresas, pedindo doações e patrocínio. Ela reclama, mas não desiste: “Este ano tá mais difícil com a crise. Se tá difícil para os empresários, imagina para o povo….”, conclui, informando que estão precisando muito de potes de maionese, mas aceitam qualquer ajuda.

Foto: Arquivo pessoal Geovana Garcia

Quem comanda a cozinha é dona Ivanice Fermiano Diniz, uma das primeiras moradoras do Bairro do Guaporé, que foi criado em 1980. É ela quem vai separando os mantimentos que chegam e escolhe os temperos que serão utilizados. Também foi ela quem reuniu doadores para comprar material de construção e iniciar a construção da Capela Nossa Senhora de Fátima, há quase 30 anos.




Quem quiser participar do almoço precisa levar prato, talher e caneca. “Tem gente que aparece com bacia e leva comida para toda a família”, diz Ana Paula, que conta que no ano passado o almoço serviu aproximadamente 1 mil pessoas, e foram distribuídos 450 pacotes com doces para as crianças.

O bairro do Guaporé é formado por famílias carentes, e é comum pessoas vindas de diversos locais da cidade irem até lá para distribuir brinquedos no dia das Crianças. “Antes a distribuição era bagunçada, as crianças corriam atrás dos carros, era muito perigoso. Agora tudo acontece aqui em frente à Capela, e ajudamos a organizar as entregas”, conta Adriana.

‘Print screen’ de publicação de Geovana Garcia no Facebook.

A festa é uma iniciativa popular, não tem apoio de órgão público nem vínculo com a Associação de Moradores do bairro. Se você quiser ajudar, ligue para Ana Paula, fone 99749-6667 ou Adriana, fone 99603-4708.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz

Inscreva-se no canal Jornal Biz no Youtube