Mais do mesmo? Alexandre Enfermeiro eleito presidente da Câmara

Foto: Câmara Municipal de Ourinhos

Surpreendentemente, a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Ourinhos foi um samba de uma nota só: a única chapa concorrente foi encabeçada pelo vereador Alexandre Enfermeiro (PSD), que assume a presidência a partir do próximo ano.

___continua após publicidade___

BGNET OURINHOS | Clique e saiba mais

A eleição de Alexandre Enfermeiro colocou fim a um jogo de cena que durou alguns meses, comandado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD), que desde o início do mandato tem articulado mudanças no Legislativo, oferecendo cargos para vereadores irem para a  Prefeitura. Essa estratégia tem funcionado para que cada vez mais Pocay tenha ingerência nas ações da Câmara, com evidente interesse nas eleições de 2020. O prefeito já remanejou os ex-vereadores Santiago (PSC) para a Secretaria de Governo e Eder Mota (PTC) para a Chefia de Gabinete.

___continua após publicidade___

Inicialmente, o “escolhido” por Pocay para comandar a Casa seria Anísio Felicetti (PR), que não conseguiu reunir os apoios necessários. Em seguida, o prefeito testou, sem sucesso, os nomes de Cido do Sindicato (PSD) e Raquel Spada (PTC).

O bloco de “oposição” formado por Vadinho (PSDB), Flavinho (MDB) e Dr. Salim (PSDB) ganhou os apoios de Carlinhos do Sindicato (PSB) e Alexandre Zóio (PRB). Observando essa movimentação, Caio Lima (PSC) e Sargento Sérgio (PRB), que já haviam votado contra ordem do prefeito na votação para criação da CPI da Cultura, em março, se juntaram ao grupo. O PRB, do presidente Alexandre Zóio, então indicou Cícero Investigador (PRB), tido como da cota do prefeito, para compor a chapa.

@JornalBiz

Desde o início do mandato, Alexandre Enfermeiro tem sido um fiel defensor nas discussões que possam prejudicar politicamente Lucas Pocay, ficando sempre “em cima do muro”. Com a ideia da chapa única, os vereadores tentam passar a imagem de um poder legislativo independente, mesmo escolhendo como líder alguém do mesmo partido do prefeito. Na verdade, a ausência de uma oposição articulada deu mais espaço para a ingerência do prefeito nas ações do Legislativo, e a eleição de Enfermeiro agradou ao grupo político de Pocay.

Principal opositor do atual governo na Câmara, o vereador Vadinho (PSDB) justificou o voto na chapa única com uma frase surpreendente: “Com muita felicidade, (voto) chapa 1“.

Segundo Dr. Salim, pela primeira vez na história a eleição do Legislativo foi feita através de voto aberto e sem chapa de oposição.

Nova mesa diretora do Poder Legislativo de Ourinhos: Presidente Alexandre Enfermeiro (PSD), Vice-presidente Cícero Investigador (PRB), 1º Secretário Caio Lima (PSC), 2º Secretário Carlinhos do Sindicato (PSB). | Foto: Câmara Municipal de OurinhosCom uma oposição enfraquecida, as sessões da Câmara em Ourinhos são pobres em discussão política. O trabalho dos vereadores tem se resumido a apresentar requerimentos pedindo recape de ruas, troca de lâmpadas, limpeza de terrenos e outras ações que são obrigações da Prefeitura; ou moções de congratulações ou pêsames. Enfim, água morna. E com este calor, e falta de água…

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz