Grupo Cidade Verde inicia projeto de plantio de árvores na área urbana em Ourinhos

Um grupo no WhatsApp serviu de motivação para a reunião de um grupo de pessoas interessadas na preservação do meio ambiente em Ourinhos. O grupo, chamado de “Cidade verde”, resolveu sair da teoria e colocou a mão na massa, plantando cerca de 55 árvores este sábado numa área verde no Jardim Santa Fé. “No próximo sábado plantaremos mais 155 mudas”, afirma, animado, Fábio Breve, um dos integrantes.  Além do plantio, os participantes preocupam-se com a manutenção das mudas, e a responsabilidade por molhar e acompanhar o crescimento das árvores foi distribuída entre eles.

A iniciativa não tem participação da Prefeitura, e os integrantes afirmam que não existe nenhuma conotação política nas ações. O que eles querem é uma Ourinhos mais verde. Os equipamentos e ferramentas utilizadas no plantio foram conseguidos por empréstimo, e as mudas doadas pelo projeto “O cultivo à vida“, realizado pela Unifio.

___continua após publicidade___

Anuncie no Jornal Biz (14)99888-6911

O projeto Cidade Viva entusiasmou pessoas que nunca haviam plantado árvores antes, mas reúne veteranos como Jairão (motoqueiro), conhecido por sua atividade solitária e sistemática no plantio de árvores na cidade. Dentre outros participantes, Fábio Breve tem formação acadêmica em meio ambiente, e Rodrigo Sanchez é responsável pelo plantio de mudas no projeto de reflorestamento de nascentes, realizado pela Unifio.

Preparação do solo para o plantio teve início logo pela manhã de sábado.

A elevação da temperatura nos últimos meses tem servido de tema para discussões em redes sociais toda vez que uma árvore é derrubada na cidade. Ourinhos é uma cidade com arborização deficiente, e cada vez mais as pessoas tomam consciência da necessidade de plantar mais árvores e aumentar a área permeável, não só para amenizar o calor, mas para impedir enxurradas.

Grupo realizou o plantio de 55 mudas na manhã de hoje, 16.

Além do plantio de árvores, o grupo também discute outras questões ligadas ao meio ambiente na cidade, como a poluição do Córrego da Jacuzinho, que nasce nas proximidades do prédio da Câmara Municipal e deságua no Paranapanema. O córrego recebe carga de esgoto da vila Matilde e Jardim Itamaraty.

O ourives Jairão (motoqueiro), incansável na luta por uma cidade mais verde.

O Jornal Biz “tira o chapéu” para o  grupo Cidade Verde. É de pessoas assim que precisamos para garantir uma qualidade de vida melhor para todos.

QUER FICAR BEM INFORMADO? Envie a mensagem “Quero notícias do Jornal Biz + (seu nome)” do seu WhatsApp para (14)99888-6911 e receba em primeira mão as notícias de Ourinhos e região.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK
Instagram @JornalBiz
Twitter @jornal_biz