Exame ENEM: Tema da redação é incógnita para maioria dos alunos

Sala de aula das FIO minutos antes do início da prova. Foto: Arquivo Jornal Biz/2017

Acontece hoje em todo o Brasil a primeira parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Ourinhos, a prova é realizada no campus das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO). Após fila na rodovia e estacionamento, o clima nos corredores e nas salas de aula era de tranqüilidade.

Longa fila para entrada no campus das FIO às 12h40.
Wellington quer ingressar na carreira de Direito.

Wellington dos Santos Oliveira gosta de ler e de produzir textos. Aluno da escola Dr. Ary Correa, presta o Enem pela primeira vez, com interesse em ingressar na carreira de Direito. “Acho que a redação pode ter como tema o público LGBT. Li algumas coisas específicas sobre o assunto, que gera polêmica hoje em dia. Estou preparado”.

Maiara quer ser psicóloga

Maiara Cristina Silva de Oliveira faz o Enem pela 3ª vez e tem como objetivo ganhar bolsa para cursar psicologia. “Estou na expectativa e bastante curiosa sobre o tema da redação. É a área que mais gosto, língua portuguesa, produção de texto”.

Segundo informações de uma das coordenadoras do Enem em Santa Cruz do Rio Pardo, na região da Diretoria de Ensino de Ourinhos, o número de inscritos para participar do Enem caiu bastante neste ano. “São três mil inscrições a menos em relação a 2016. É a menor participação nos últimos quatro anos”.

Melissa Cristina Guidio veio de Ipaussu para prestar o exame do Enem pela terceira vez. Ela já é aluna de Direito, e faz a prova para tentar uma bolsa de estudo.

Minutos antes do início da prova, clima era de tranquilidade nos corredores das FIO.

João Gabriel Rodrigues Martino é aluno da escola Professora Justina de Oliveira Gonçalves e faz o Enem com o objetivo de conquistar uma vaga em faculdade pública no curso de educação física. Ele não faz idéia do que possa ser o tema da redação. “Não gosto de ler nem de redação”.

Em 2015 (últimos dados oficiais), as escolas particulares Educativa (692 pontos) e Colégio Santo Antonio (678 pontos) foram as melhores colocados em Ourinhos na prova de redação. Entre as escolas públicas, a ETEC Jacinto Ferreira de Sá (624 pontos) e Professora Esmeralda Soares Ferraz (558 pontos) foram as que se saíram melhor.

Curta o Jornal Biz no Facebook