CANETADA Especial: Escândalo na cultura

Bem na foto

O governo Lucas Pocay (PSD) vive grave crise com a divulgação de possíveis irregularidades ocorridas na gestão da Cooperativa Brasileira de Trabalho dos Profissionais das artes, criada em dezembro de 2016, e que possui contrato com a Prefeitura em valor superior a R$1 milhão. Na foto divulgando a criação da Cooperativa, que circula nas redes sociais, aparecem Paulo Flores e Rodrigo Donato, que dias depois assumiriam os cargos de secretário de Cultura e Diretor da Escola de Música de Ourinhos.

Sei de nada

Após a denúncia ter sido apresentada ao Ministério Público e a divulgação feita pelo jornal Negocião e TV Tem, o prefeito produziu filme veiculado em sua página pessoal no Facebook, dizendo que havia tomado conhecimento da ligação de Paulo Flores com a Cooperativa, e que ele seria exonerado.  Estranha a afirmação de desconhecimento da ligação de Flores e Donato com a Cooperativa, já que a foto circula há 15 meses nas redes sociais.

Sede da Cooperativa

Segundo o site oficial do Ministério da Fazenda, o endereço atual da Cooperativa é o mesmo de escola de música particular de propriedade do secretário de cultura.

Ingerência

No mesmo vídeo, o prefeito disse que iria sugerir à Câmara a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes. Onde está a autonomia do trabalho legislativo? Será que os vereadores não sabem o que deve ser feito, e precisam da tutela do prefeito em todas as situações?

Obedecendo

Consta da Pauta da sessão da Câmara de hoje o Projeto de Resolução nº1/18 que  cria a Comissão de Assuntos Relevantes para investigar supostas irregularidades ocorridas na Cooperativa. O autor é o líder do governo na Câmara, vereador Éder Mota (PSC).

Chapa branca

No mínimo estranha a reportagem veiculada pela TV Tem, que só ouviu o Prefeito e suas justificativas sobre o escândalo, numa clara tentativa de “botar panos quentes” na polêmica. Não foram ouvidos o Promotor, nem a presidente da Cooperativa nem tampouco cooperados.

Campanha online

Enquanto o prefeito “segura” Rodrigo Donato no cargo de Secretário, uma profusão de textos anônimos circulam na internet, principalmente no WhatsApp, criticando e questionando a postura protecionista de Lucas Pocay em manter uma pessoa que é alvo de denúncia de corrupção.

Remember

Não custa lembrar que a ex-prefeita Belkis manteve José Claudinei Messias no cargo enquanto pôde apesar das denúncias de corrupção. Quando ficou insustentável, Messias deixou de ser secretário e ocupou outro cargo de menor projeção até o final do governo.

A corda arrebenta do lado mais fraco

Pelo andar da carruagem, vai cair a maior parte da responsabilidade no colo da presidente da Cooperativa Daniela Gonçalves Santos, que delatou o escândalo de corrupção. Nada de novo…

Esperança?

O Ministério Público deve conduzir a única investigação isenta da participação do governo municipal. A Câmara criar uma Comissão de Assuntos Relevantes, com integrantes da sua base governista, ou a Prefeitura abrir uma sindicância, tem cheiro de…

Desgaste

O prefeito Lucas convocou os vereadores da base para uma reunião na manhã de hoje, 5. Integrantes fiéis da base governista consideram um erro a manutenção de Rodrigo Donato no cargo de secretário. Ao Jornal Biz, alguns vereadores disseram temer o desgaste político em ano eleitoral.

Oposição?

No vídeo em que falou pela primeira vez sobre o escândalo, o prefeito trata o jornal Negocião como oposição. Quem vive na cidade e conhece os meios de comunicação sabe que o órgão de imprensa esteve ao lado da família Alves da Silva desde o governo Claudemir (2001-2004), além de fazer oposição durante os governos Toshio (2004-2012) e Belkis (2013-2016).

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK