Câncer de próstata atinge 1 em cada 8 homens durante a vida

0
86
Foto: Ministério da Saúde

Em todo ano, no mês de outubro, são realizadas campanhas para conscientizar as mulheres a realizar exames para identificar câncer no útero e mamas. É o chamado “Outubro rosa”.

Já o “Novembro azul” foi criado para lembrar aos homens dos perigos decorrentes do câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional do Câncer informam que a cada 38 minutos um homem morre desse tipo de câncer.

Em São Paulo, Laboratório ofereceu desconto em exames no Outubro Rosa.

Em algumas cidades existem laboratórios que aderem às campanhas e fazem o pacote de exames preventivos com até 65% de desconto, no mês de outubro para as mulheres e em novembro para os homens. O Jornal Biz pesquisou, e verificamos que em Ourinhos, isso não acontece.

Apesar da presença comum  em homens mais idosos, 40% dos casos da doença acontecem em pessoas com menos de 50 anos.

Quem tem outros casos na família também precisa ficar atento, já que as chances de desenvolver a doença aumentam. O câncer de próstata é uma doença silenciosa. Pode não apresentar sintomas, e quando o paciente se dá conta o câncer já está instalado. Porém, em sua fase inicial, as chances de cura beiram 90%.

Os negros tem risco 60% maior de desenvolver a doença, e a mortalidade é três vezes mais alta. Outros dois fatores de risco são o sedentarismo e a obesidade.

Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata são o PSA (sangue) e o toque retal, recomendáveis para homens a partir dos 50 anos, e devem ser feitos uma vez ao ano.

Durante o mês de outubro a Prefeitura de Ourinhos divulgou agenda de consultas, exames e palestras para prevenção dos cânceres de mama e útero. Porém, ainda não foi divulgada a programação das ações previstas para conscientizar a respeito o perigodo câncer de próstata.

Em Santa Cruz do Rio Pardo, a Prefeitura vai realizar no dia 28 de novembro o “Dia D da Saúde do Homem”. Até lá, ações já acontecem através do programa “Saúde do Homem”, e para atender a classe trabalhadora, o horário de atendimento em todas as Unidades de Saúde será ampliado das 17h até as 21h.

CURTA O JORNAL BIZ NO FACEBOOK

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here