8 – EDUCAÇÃO

Ourinhos precisa melhorar. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Ourinhos tem nota  6,4, pior que Santa Cruz do Rio Pardo (6,7) e Assis (6,5).  Chavantes (5,7) é disparado o município com a pior nota na região.

 

Ary Toledo

7 – É PIADA?

Ary Toledo não é ourinhense! Ele nasceu em Martinópolis, mas morou em Ourinhos até se mudar para SP, já na fase adulta. Conhecido em todo Brasil, Ary Toledo sempre menciona Ourinhos em suas entrevistas quando o assunto é infância e adolescência.

 

6 POR AMOR

Até 1976 o trabalho de vereador em Ourinhos não era remunerado. Atualmente os edis recebem, cada um, quase R$9 mil mensais de salário.

 

5 ÍNDIO, SIM!

Ourinhos tem 108 índios em sua população. É o que aponta o Censo de 2010 do IBGE.

 

Lucas Pocay, atual prefeito de Ourinhos

4 RECORDE EM FAMÍLIA

Aos 32 anos de idade, Lucas Pocay é o prefeito mais jovem da história de Ourinhos. Ele “tomou” o posto do próprio pai, Claury Alves Silva, que tinha 34 anos quando governou a cidade.

 

3 REI DO GADO

Bruno Mezenga, personagem de Antonio Fagundades na novela “Rei do Gado”, fazia referências e homenagens ao ourinhense Roque Quagliato, amigo do ator e considerado o maior criador de gado do Brasil.

 

2 DITADURA EM OURINHOS

Em 1969 Ourinhos teve seu prefeito cassado pelo Ato Institucional 5 (AI5) da ditadura militar. Lauro Migliari ficou apenas 6 meses no cargo.

 

1 VAMOS FUGIR

A cidade é tão famosa (e tem gente que pergunta se fica em São Paulo ou Minas Gerais) que foi citada por Silveirinha como possível rota de fuga para Donatella, na novela “A Favorita”, da Rede Globo.

Você sabe de alguma curiosidade sobre Ourinhos? Conte para a gente.

JornalBiz.com – Quem conhece, pede Biz!

2 COMMENTS